Home Vestibular Quantos pontos são necessários para passar no Enem?

Quantos pontos são necessários para passar no Enem?

by

Muita gente se esforça para “passar” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois ele é um dos principais meios de acesso a cursos de nível superior no Brasil, tanto em universidades públicas como particulares.

Na verdade, ninguém “passa” no Enem. Quem faz o Exame alcança uma pontuação, que costuma variar entre 270 e 900 pontos, e este resultado pode ser utilizado de diferentes formas para entrar numa faculdade. Quanto maior sua nota, melhores as chances de conquistar seu objetivo.

A receita para garantir uma boa colocação é se dedicar aos estudos. O conteúdo do Enem é bem extenso, englobando praticamente todas as matérias do ensino médio. E o esforço vale muito a pena!

Veja como você pode usar o seu resultado do Enem para garantir espaço no ensino superior e a pontuação necessária para passar em cada caso!

Como utilizar a pontuação do Enem

O Enem não serve somente para ingresso em faculdades, mas também para inscrição em programas governamentais que oferecem auxílio financeiro ou para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Veja o que você pode conseguir a partir do seu resultado:

Sisu

A nota do Enem é o critério de classificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quem se inscreve no Sisu concorre a uma vaga em universidade pública sem precisar prestar vestibular. A pontuação do Enem é o que vai determinar se o aluno entra na universidade ou fica fora da disputa.

A nota mínima necessária para passar depende principalmente do número de alunos inscritos para aquela mesma vaga, a pontuação dos concorrentes e os critérios adotados pela instituição. As notas de corte costumam variar entre 450 pontos para os cursos menos concorridos, e pouco mais de 800 pontos para os mais concorridos. De qualquer forma, o Sisu não exige uma pontuação mínima no Enem para a inscrição. Mas é preciso ter obtido nota maior do que zero na redação.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos em universidades particulares a alunos de baixa renda. O resultado do Enem também serve como critério de classificação neste programa. Para se inscrever no ProUni é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral do Exame, além de nota maior do que zero na redação.

Como a concorrência é grande, as notas de corte costumam ficar acima de 450 pontos, principalmente entre os cursos mais disputados. Confira a média de pontos necessários para garantir uma bolsa do ProUni nas faculdades e graduações mais concorridas:

  • 700 a 800 pontos para Medicina
  • 700 pontos para Engenharia
  • 650 a 700 pontos para Direito

FIES

O FIES é um empréstimo a juros baixos concedido pelo governo para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior.

Os alunos beneficiados começam a pagar o financiamento apenas depois de formados. As regras do FIES têm sofrido algumas mudanças nos últimos anos e está ficando cada vez mais difícil conseguir o benefício. Para concorrer à bolsa é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem a partir de 2010 e nota maior do que zero na redação.

É necessário também se encaixar nos critérios de renda familiar mensal.

Vagas em Faculdades

A nota do Enem também dá acesso direto a vagas em diversas faculdades. Essa é uma das melhores formas de utilizar o seu resultado! As instituições selecionam novos alunos a partir da pontuação que obtiveram nas provas do Exame. Elas atribuem pesos diferentes para cada área, dependendo do curso em que o candidato quer entrar. Os critérios para seleção são definidos de forma diferenciada em cada instituição. Você precisa entrar no site ou fazer contato com a instituição para conhecer os critérios.

Veja algumas universidades reconhecidas pelo MEC que utilizam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Como você vai usar a sua pontuação do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Posts Relacionados