Home Vestibular Entenda que nota você precisa tirar no Enem 2017

Entenda que nota você precisa tirar no Enem 2017

by Lucas Gomes

Esta é para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Usada como critério de classificação para entrar na faculdade, bem como em programas do Governo Federal de ampliação do acesso ao ensino superior, o Enem é tão importante que já é considerado o maior vestibular do País.

 

Com a nota do Enem 2017 você vai poder concorrer a vaga em universidade pública, disputar bolsa de estudos, tentar financiamento a juros baixos ou entrar direto na faculdade particular sem precisar fazer outra prova.

 

São várias possibilidades, com critérios de participação diferentes. Descubra tudo a seguir e prepare-se para arrasar na prova e garantir sua vaga!

 

 

Nota do Enem 2017 para passar no Sisu 2018

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em universidades públicas. São mais de 100 instituições participantes – algumas aboliram completamente o vestibular e usam somente o Sisu para selecionar seus alunos. Outras oferecem apenas parte de suas vagas pelo Sistema.

 

São duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre. Com a nota do Enem 2017 dá para se inscrever nos dois processos seletivos do Sisu em 2018.

 

A única exigência para se inscrever no Sisu é ter feito o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação. Não há limite de idade nem de renda familiar para participar.

 

Parece moleza, mas não é! São milhões de candidatos concorrendo a cerca de 200 mil vagas. Por isso, para driblar a concorrência é preciso ter um notão no Enem. Com 800 pontos dá para passar em praticamente todos os cursos – essa é, por exemplo, a nota de corte de Medicina e alguns cursos de Direito e Engenharia nas faculdades mais disputadas.

 

As notas de corte do Sisu variam a cada edição e são diferentes para cada combinação de:

  • Universidade
  • Campus
  • Curso
  • Turno
  • Modalidade de concorrência (cotas ou não)

 

Por isso, não dá para saber com antecedência a nota de corte exata para o curso que você pretende fazer.

 

A vantagem é que o Sisu divulga notas de corte parciais diariamente, enquanto durarem as inscrições. Assim, você pode consultar as notas mínimas, comparar com seu desempenho no Enem e mudar as opções, caso não tenha a pontuação necessária para passar. O Sisu aceita que o candidato faça quantas mudanças quiser. Para a seleção final, vale a última opção salva no sistema.

 

Historicamente, com até 650 pontos no Enem dá para conseguir vaga no Sisu em alguns cursos de Letras, Serviço Social, Turismo e Pedagogia, por exemplo. Uma pontuação entre 650 e 700 costuma ser suficiente para entrar em alguns cursos de Administração, Arquitetura e Psicologia.

 

Não custa reforçar: essas notas de corte são aproximadas e quando você fizer o processo seletivo elas vão depender do desempenho de seus concorrentes (à mesma faculdade, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência). Leva a vaga quem tiver a maior pontuação.

 

 

Nota do Enem 2017 para conseguir bolsa de estudos do ProUni 2018

Quem não conseguir passar no Sisu (ou não tiver interesse nas vagas oferecidas) tem mais uma boa chance de usar a nota do Enem para entrar na faculdade sem comprometer muito o orçamento.

 

Logo após a divulgação do resultado do Sisu abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que usa a nota do Enem mais recente para distribuir bolsas de estudos em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

As bolsas do ProUni podem ser para cursos presenciais ou a distância e, dependendo da renda familiar do candidato, cobrir 100% ou 50% das mensalidades.

 

O benefício é destinado a quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. Além disso, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Não ter diploma de nível superior
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou na rede particular como bolsista integral)
  • Ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação

 

Se você fizer o Enem 2017 e cumprir todos os requisitos de desempenho, formação e renda familiar, poderá concorrer nas duas edições do ProUni em 2018 – no primeiro e no segundo semestre.

 

Apesar de ser um pouco menores do que no Sisu, as notas de corte aqui também merecem atenção. Medicina e algumas engenharias, como era de se esperar, batem recordes de pontuação – acima de 700, em alguns casos. Porém, há cursos em que dá para passar com pouco mais do que a pontuação mínima exigida. O ideal é ficar de olho nas notas de corte parciais, divulgadas durante o período de inscrições.

 

No ProUni também é possível modificar as opções de vaga quantas vezes quiser, enquanto durarem as inscrições.

 

Como a disputa se dá apenas entre os candidatos que escolheram a mesma faculdade, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência, é possível encontrar o mesmo curso com notas de corte diferentes. Direito, por exemplo, pode exigir aproximadamente 700 pontos nas faculdades mais renomadas e cerca de 500 em outras.

 

O segredo, em qualquer situação, é caprichar nos estudos. Consegue o ProUni quem tiver as melhores notas no Enem!

 

 

Nota do Enem 2017 para obter financiamento do FIES

Após o ProUni, o próximo grande processo seletivo nacional a abrir inscrições é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Com ele, é possível conseguir ajuda para pagar a faculdade privada a juros baixos e prazo longo para quitar a dívida.

 

O empréstimo é bancado pelo Governo Federal em cursos presenciais bem avaliados pelo MEC. A cada edição, podem ser priorizadas novas áreas do conhecimento. Recentemente, receberam uma quantidade maior de vagas as graduações ligadas à formação de professores, saúde, engenharia e ciências da computação.

 

O FIES usa o desempenho no Enem para classificar os candidatos e aceita qualquer edição a partir de 2010, desde que a pontuação tenha sido de pelo menos 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação. Além disso, é preciso cumprir o requisito de renda familiar bruta mensal: até três salários mínimos por pessoa.

 

Quem já tem diploma pode participar, mas a prioridade na distribuição de vagas vai para quem ainda não alcançou esse nível de escolaridade.

 

As notas de corte do FIES são muito semelhantes às do ProUni. Dá para conseguir o benefício com desempenho pouco acima do mínimo solicitado, mas em alguns cursos mais concorridos a pontuação precisa ser superior a 700 pontos. Tudo depende do desempenho dos outros candidatos que escolheram a mesma instituição, campus, graduação e período. O FIES não tem vagas reservadas a cotistas.

 

 

Nota do Enem 2017 para fugir do vestibular e entrar direto em faculdade particular

O ingresso direto, como é chamado o processo seletivo que usa exclusivamente a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em faculdades privadas, é a modalidade mais simples e desburocratizada de todas. No geral, não é necessário comprovar renda nem ter feito a edição mais recente do Exame para participar.

 

As regras variam entre as instituições: algumas pedem apenas nota acima de zero na redação, outras calculam a pontuação geral, atribuem pesos diferentes às provas objetivas, etc.

 

Verifique, na faculdade do seu interesse, quais são as regras de ingresso direto com a nota do Enem.

 

 

 

Onde usar a sua nota do Enem 2017

O número de faculdades que aceitam a nota do Enem não para de crescer. Veja algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem ingresso direto, vagas no ProUni e no FIES:

 

Veja também:

Descubra até quando você pode usar sua nota do ENEM!

 

Como você pretende usar seu desempenho no Enem 2017 para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Posts Relacionados