Home Vestibular Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o FIES

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o FIES

by Lucas Gomes

Quem vai tentar um financiamento pelo FIES deve saber que existem dois tipos de nota. Uma delas é a pontuação mínima exigida para se inscrever no programa e ter o direito de concorrer a uma vaga. A outra é a nota necessária para ser aprovado.

De uns tempos para cá as regras do FIES sofreram algumas alterações.  Agora, os candidatos são selecionados através da nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o número de vagas agora é limitado. Antes qualquer pessoa que se encaixasse nos critérios ganhava o financiamento.

Isto fez aumentar a concorrência e, dependendo do curso escolhido, é preciso tirar notas bem altas no Exame para conseguir o financiamento.

A boa notícia é que quem já fez a prova do Enem há alguns anos não precisa fazer o exame de novo. O FIES aceita a nota de qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Veja a seguir quantos pontos é preciso tirar no Enem para conseguir o FIES. Saiba também quais os requisitos mínimos para se inscrever.

 

Qual a nota mínima do Enem para se inscrever no FIES?

Para se inscrever no processo seletivo do FIES é preciso ter atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Estas duas condições precisam acontecer ao mesmo tempo. De nada adianta ter uma pontuação média bem elevada se você tirou zero na redação. Isso o deixará de fora da disputa.

Se você fez o Enem mais de uma vez, pode usar a pontuação mais alta para se inscrever. Mas todas as notas precisam ser da mesma edição do exame, não é permitido, por exemplo, usar a nota da prova de matemática de 2014 com a nota da redação de 2015.

 

Qual a pontuação necessária para ser aprovado no FIES?

Com uma média de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação o candidato pode se inscrever no FIES. Porém, para conseguir de fato o financiamento, muitas vezes é preciso uma nota bem mais alta que isso.

A menor nota para ser selecionado é chamada de “nota de corte”, que não é única para todos os cursos. Quem se inscreve no FIES disputa uma vaga apenas com os candidatos que escolheram o mesmo curso, universidade, turno e cidade.

Ou seja, a nota de corte depende diretamente do desempenho dos candidatos inscritos em uma mesma vaga. Se a maioria dos candidatos tem uma excelente pontuação no Enem, então a nota de corte será alta.

Outros fatores que influenciam nesta nota são:

  • O número de vagas disponíveis.
  • A quantidade de candidatos inscritos.
  • A reputação da universidade – instituições renomadas costumam atrair os estudantes mais dedicados.
  • O curso – Medicina, Direito e Engenharias por exemplo, costumam ser muito procurados e historicamente apresentam as maiores notas de corte.
  • O turno – se a maioria dos candidatos prefere estudar na parte da manhã, as vagas para os cursos matutinos provavelmente vão ter notas de corte mais altas que os noturnos, por exemplo.

Não é possível prever qual será a nota de corte e por isso elas não são divulgadas antes do período de inscrição.

 

Como saber se tenho chances de passar no FIES?

Uma das formas de saber quais suas chances de conseguir o FIES é acompanhar a nota de corte parcial para a vaga escolhida.

Enquanto o período de inscrições estiver aberto, a plataforma do FIES calcula uma nota de corte parcial considerando os candidatos inscritos até aquele momento.

Você pode acompanhar diariamente a atualização desta nota e comparar com sua pontuação. Se achar que não terá chances de ser selecionado, pode mudar de ideia e optar por outra faculdade. É possível fazer isto quantas vezes quiser, mas apenas a última alteração salva no sistema será considerada na distribuição das vagas.

 

Quem pode participar do FIES?

Não basta ter feito o Enem para se inscrever no FIES. O programa exige ainda que os candidatos tenham uma renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Aqueles que já possuem um diploma de curso superior e querem fazer uma nova graduação podem tentar o FIES. Porém, quem já foi beneficiado pelo programa uma vez não pode participar novamente.

 

Faculdades que aceitam o FIES

O FIES acontece duas vezes ao ano e a cada nova edição a lista de cursos e universidades participantes sofre alterações.

Os financiamentos só são liberados para cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e com boas avaliações.

Confira algumas universidades que costumam participar do FIES:

 

Veja também:

Como funciona o FIES

 

Vai tentar um financiamento pelo FIES? Conte para a gente em qual curso pretende conseguir a vaga!

Posts Relacionados