Home Vestibular Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

by Lucas Gomes

O Sisu é um processo seletivo que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas. A concorrência é grande e, dependendo do curso, é preciso tirar notas altíssimas para ser aprovado.

Muitas instituições públicas de ensino já aderiram ao Sisu, abolindo assim o vestibular tradicional. Outras reservam apenas uma parte de suas vagas para o Sisu, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP). Esse sistema de seleção acontece duas vezes ao ano (geralmente nos meses de janeiro e junho) e para se inscrever é obrigatório ter feito a prova mais recente do Enem.

Se você pretende entrar em uma universidade pública, confira a seguir qual a pontuação no Enem que pode garantir uma vaga.

 

Nota mínima no Enem para se inscrever no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o primeiro processo seletivo que acontece depois da divulgação dos resultados do Enem.

As inscrições acontecem pela internet e o candidato precisa informar o número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem. O sistema é totalmente informatizado e recupera automaticamente o desempenho na prova. De modo geral, não é cobrada uma nota mínima para se inscrever, basta ter obtido acima de zero na redação.

No entanto, as universidades são livres para exigir uma pontuação mínima dos candidatos e até atribuir pesos diferentes para cada uma das provas do Exame. Durante o período de inscrição é possível consultar essa informação na plataforma do Sisu.

Mas não se preocupe em fazer as contas. No momento de escolher uma vaga o sistema fará o cálculo da nota mínima e dirá se você pode se candidatar ou não.

 

Qual nota do Enem garante uma vaga no Sisu?

A nota mínima para ser aprovado é chamada de “nota de corte” e ela pode variar bastante de um curso para o outro e de uma universidade para a outra. Existem alguns fatores que influenciam no cálculo desta nota. Os principais são:

-O desempenho dos candidatos: se os candidatos que concorrem a uma mesma vaga têm boas notas no Enem, então a nota de corte será alta. Agora, se a maior parte tiver desempenho mais baixo na prova, então a nota de corte vai diminuir.

A universidade: universidades com boa reputação costumam atrair estudantes mais dedicados e isso faz com que a nota de corte seja maior que em outras instituições.

O curso: historicamente, alguns cursos são mais concorridos que outros. Quem tenta uma vaga em Medicina, por exemplo, sabe que precisa tirar notas altíssimas para ser aprovado, independentemente da universidade escolhida. Já os cursos com menor procura, como os de licenciatura,  costumam ter notas de corte mais baixas.

Modalidade de concorrência: As universidades que participam do Sisu devem reservar uma parte das vagas para as ações afirmativas (as cotas). Muita gente acha que as vagas para cotas são mais fáceis de conseguir, mas na realidade a diferença entre as notas de corte de ampla concorrência e ações afirmativas tem sido pequena. Em alguns casos, pode ser mais difícil entrar em um curso por cotas do que por ampla concorrência.

Devido a todos estes fatores, não é possível prever com exatidão qual será a nota de corte de um determinado curso. No entanto, podemos ter uma ideia dessa nota olhando os resultados das edições anteriores do Sisu.

As notas de corte mais altas costumam ficar acima de 800 pontos e geralmente são dos cursos de Direito, Medicina e Engenharias. Já as notas mais baixas ficam entre 400 e 500 pontos.

Com uma pontuação próxima a 600 é possível entrar em diversos cursos. Mas se a sua nota está acima de 700 pontos, as chances são bem maiores e você consegue garantir uma vaga na maioria dos cursos disponíveis.

Veja a seguir qual a pontuação média para garantir uma vaga nos cursos mais procurados do Sisu:-Medicina – 800 pontos

-Direito – 750 pontos

-Engenharia Civil – 700 pontos

-Psicologia – 700 pontos

-Enfermagem – 650 pontos

-Ciências Contábeis – 650 pontos

-Administração – 600 pontos

-Ciências Biológicas – 600 pontos

-Educação Física – 600 pontos

-Pedagogia – 550 pontos

Lembrando que estes valores são apenas uma referência. Dependendo da universidade escolhida e da edição do Sisu, estas notas podem ser bem diferentes.

 

Como saber se tenho chances de passar no Sisu?

Existe uma forma de saber quais as suas chances reais de conseguir uma vaga na faculdade escolhida. Durante o período de inscrição, a plataforma do Sisu faz um cálculo da nota de corte parcial para todos os cursos, considerando os candidatos inscritos até o momento.

Você pode acompanhar a evolução desta nota e comparar com sua pontuação. Todos os dias o sistema é atualizado e informa aos candidatos sua classificação parcial. Se achar que não tem chances de conseguir a vaga, pode mudar de opinião e se inscrever em outro curso ou até em outra universidade.

Isso pode ser feito quantas vezes você quiser até o último dia de inscrição. Somente a última alteração será considerada no momento de distribuir as vagas.

 

E se eu não passar no Sisu?

Se você não foi aprovado no Sisu, pode se inscrever em outros dois programas do Governo Federal: o ProUni e o FIES.

O ProUni distribui bolsas de estudo em universidades particulares para pessoas de baixa renda.

Já o FIES é um programa que concede financiamentos estudantis a juros baixos. Com ele é possível financiar a faculdade e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Estes dois processos seletivos acontecem depois do Sisu e também utilizam a nota do Enem para classificar os candidatos.

 

Veja também:

O que é o Sisu?

Quantos pontos são necessários para passar no Enem?

Dicas para uma boa redação no Vestibular e Enem

Já sabe em qual curso vai tentar uma vaga? Conte para a gente aqui nos comentários!

Posts Relacionados