Home Vestibular Descubra quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

Descubra quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

by Lucas Gomes

O que é isenção do Enem

Em 1998, foi criada uma prova chamada Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, para verificar como estava a qualidade da educação no Brasil. 

Já no segundo ano da sua aplicação, as notas desta prova puderam ser utilizadas para entrar em faculdades ou universidades públicas brasileiras, por meio de programas como ProUni, Sisu e FIES.

Essa prova é aplicada todos os anos por um instituto ligado ao Ministério da Educação, o Inep, que a cada ano publica um edital com todas as informações que você deve consultar para se candidatar a uma vaga no ensino superior. 

O edital é divulgado no portal digital do Inep e no Diário Oficial da União. Ele explica que, para fazer a prova, tem de ser paga a taxa de inscrição, que, no Enem 2019, foi de R$ 85. Esse valor serve como referência, pois o edital de 2020 ainda não foi publicado.

No edital há os critérios que o candidato deve satisfazer para não precisar pagar a taxa: o não pagamento é a isenção. Para obtê-la, se você estiver nas situações previstas, deve apresentar um pedido. 

A data para ver se o pedido de isenção foi aprovado também estará no edital. Veja abaixo a data e as condições para fazer a solicitação.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

O edital, a ser publicado, fixará quando sai o resultado da isenção do Enem 2020. O edital de 2019 teve sua publicação no dia 25 de março e 17 de abril foi a data estabelecida para o início da divulgação do resultado dos pedidos de isenção. 

O resultado foi divulgado online, na Página do Participante. Atenção para a publicação do edital a partir de março de 2020.

E olho vivo para o seguinte: você não estará automaticamente inscrito no Enem 2020 só pelo fato de seu pedido de isenção ter sido aceito. 

Como os outros candidatos, você terá de fazer sua inscrição. Nela, você informará que tem a isenção e, por causa disso, nada pagará. Preste a maior atenção no edital Enem 2020 por causa do prazo para inscrição! 

Você deve se lembrar também, com muito cuidado, de que, se não puder ir fazer a prova e não apresentar justificativa, perderá o direito à isenção daí para frente. 

Para justificar a ausência, você deverá inserir no sistema um atestado médico,  documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. 

Quem não precisa pagar

Se você pretende pedir a isenção do Enem 2020, saiba quem pode fazer isso:

  • quem estiver cursando o último ano do ensino médio, no ano em que for fazer o Enem, em uma escola pública declarada ao Censo Escolar. 
  • quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda familiar, por pessoa, no valor de 1,5 salários mínimos, ou menos. 
  • quem estiver em situação de grande dificuldade econômica por ser de família com baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Cadastro Único, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Como solicitar a isenção

Se você se encontrar nos casos que livram o candidato de ter de pagar a taxa de inscrição, veja como agir:

  • O pedido de isenção tem de ser apresentado antes do período de inscrições.
  • A data e o prazo estarão no edital Enem 2020, quando for publicado. O último edital foi divulgado em 25 de março de 2019 e estabeleceu o prazo de 1 a 10 de abril para solicitação de isenção. Observe bem a publicação do edital a partir de março de 2020.
  • Assim que publicado o edital Enem 2020, veja o prazo para o pedido de isenção e faça o seu na página do Inep, digitando com cuidado os itens nela especificados.
  • Verifique bem se sua documentação está em ordem para provar o que você declarar.

Quais são as datas das provas do Enem 2020

Da mesma forma que outros dados sobre o Enem, as datas das provas em 2020 serão definidas no edital a ser publicado. O edital de 25 de março 2019 marcou para as provas os dias 3 e 10 de novembro.

Já que as datas e os prazos, nos últimos anos, têm apresentado certa semelhança, pode-se esperar as provas para o início de novembro do ano que vem.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Agora que já está por dentro de mais informações do Enem, está na hora de escolher a faculdade na qual quer ingressar no próximo ano. Muitas instituições particulares aceitam a nota do Enem na seleção de seus alunos. 

Por isso, separamos para você algumas universidades e faculdades que oferecem essa opção de ingresso direto. Além disso, algumas delas também apresentam parcerias, convênios e bolsas que podem chegar a 100% do valor da mensalidade, de acordo com a nota do estudante no Enem.

Preparado para o novo desafio de 2020? Comente qual o curso que você pretende realizar. 

Veja também: 

Descubra onde é possível usar a nota do Enem 2020

Confira a tabela de pontos do Enem 2019 para cada curso

Posts Relacionados