Renascimento Cultural: 1. O Renascimento Cultural

  • Data de publicação
Prof. Robson Santiago

A partir do sculo XIV, a revalorizao da esttica da Antigidade greco-romana deu origem ao movimento cultural conhecido como Renascimento.

Podemos considerar como causas da Renascena:

- o renascimento comercial e urbano;
- o fortalecimento da burguesia;
- o passado clssico na pennsula itlica;
- a vinda dos sbios bizantinos.

Caractersticas

Entre suas caractersticas esto

- o individualismo ou o desejo de valorizao individual;
- a busca por explicaes racionais, o racionalismo;
- a substituio do teocentrismo medieval pelo antropocentrismo;
- a valorizao dos feitos humanos, o humanismo, tendo como inspirao os feitos greco-romanos.

O Mecenato

A burguesia, como grupo social menos tradicional, buscou a promoo social atravs da arte e forneceu apoio financeiro aos artistas e pensadores. essa atitude damos o nome de Mecenato; tambm foram considerados mecenas alguns Papas, Bispos e colecionadores de obras de arte.


Bramante, Igreja de Santa Maria, praa Jan Satiro,Milo

O pensamento medieval, dominado pela religião, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Esse período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIII ao XVI) e pode ser dividido em Duocento (1200 a 1299), Trecento (1300 a 1399), Quattrocento (1400 a 1499) e Cinquecento (1500 a 1599).

O movimento renascentista foi a evoluo das artes, sobretudo da pintura, da escultura, da arquitetura, da literatura e da msica com caractersticas e propostas novas. Utilizando-se de temas cristos ou da Antiguidade greco-romana, a arte renascentista valorizou o homem como a medida de todas as coisas. Os elementos artsticos da Antiguidade clssica voltaram a servir de referncia cultural e artstica. O humanismo colocou o homem como centro do universo (antropocentrismo). O uso da tcnica de  perspectiva, de conhecimentos cientficos e matemticos para reproduzir a natureza com fidelidade so caractersticas desta poca. A escultura e a pintura adquiriram autonomia em relao arquitetura. As obras dos artistas retratavam a beleza, a harmonia e o movimento do corpo humano, em perfeitas construes anatmicas. A tcnica da pintura desenvolveu-se rapidamente, pois os artistas precisavam retratar o burgus, sua famlia e os objetos de luxo de sua residncia com mincias de detalhes.

A escultura renascentista foi marcada pela expressividade e pelo naturalismo. A xilogravura passou a ser muito utilizada nesta poca. Na pintura destacam-se as obras:  A Alegoria da Primavera, de Sandro Botticcelli; A Virgem dos Rochedos, Monalisa e A ltima Ceia de Leonardo da Vinci; A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio; o teto da Capela Sistina e a escultura Davi de Michelangelo Buonarotti. Todas as obras revelam um acentuado esprito crtico da poca, uma valorizao dos feitos humanos e uma utilizao progressiva das lnguas nacionais. Nesse sentido, podemos destacar como uma influncia marcante do esprito humanista, a traduo da Bblia do latim para o alemo pelo monge Martim Lutero, responsvel pela Reforma Protestante, movimento contra a supremacia papal iniciado na Alemanha e inspirado no princpio de que todo fiel deveria ser capaz de ler e interpretar, por conta prpria as Sagradas Escrituras.

A msica tornou-se uma arte independente e no simplesmente um instrumento auxiliar das cerimnias religiosas. Alm da msica sacra, desenvolveram-se a profana e a arte do canto coral. Compositores e msicos, em suas criaes e interpretaes uniam a habilidade tcnica, emoo, conseguindo efeitos extraordinrios.

Com as riquezas acumuladas com o comrcio, a burguesia italiana incentivava o embelezamento das cidades, com a construo de palcios, catedrais, capelas, pontes e monumentos em praas pblicas, patrocinando do o desenvolvimento das artes em geral. Nobres, burgueses, papas e bispos financiavam e contratavam os artistas para decorarem seus palcios, capelas e igrejas e eram chamados de "mecenas". Ter a sua volta um punhado de artistas e intelectuais significava prestgio e poder para as ricas famlias da poca.

Notas

1. A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave: reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido; fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano.

2. Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.

3. Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: Parafuso Aéreo, primitiva versão do helicóptero, a ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.

4. Quando deparamos com o quadro da famosa Monalisa não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.

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