Home EnemProvas Enem 2013 – Questões de Linguagens e seus Códigos

Enem 2013 – Questões de Linguagens e seus Códigos

by Lucas Gomes

É indiscutível a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na hora de ingressar no curso superior. Cada vez mais faculdades aderem a esta forma de ingresso para seus candidatos. Portanto há a necessidade de ter desempenho satisfatório nesta prova.

 

Pensando nisso, fizemos um apanhado de questões da prova de Linguagem e seus Códigos, referente ao Enem 2013, para que o futuro universitário já possa se acostumar com o formato das mesmas.

 

Em especial, a prova de Linguagens é a mais extensa do Enem, pois comumente contém textos longos em suas questões, exigindo do aluno uma boa leitura e excelente interpretação, pois ele dependerá dessas duas habilidades para obter um bom desempenho, tendo assim maiores possibilidades de ingressar em uma instituição de ensino superior, seja pública ou privada.

 

QUESTÃO 1

Folha de S. Paulo, 5 ago. 2011 (adaptado)

 

Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é:

 

a) Que sábia iniciativa! Os prédios em péssimo estado de conservação devem ser derrubados.

b) Até que enfim! Os edifícios localizados nesse trecho descaracterizam o conjunto arquitetônico da Rua Augusta.

c) Parabéns! O poder público precisa mostrar sua força como guardião das tradições dos moradores locais.

d) Justa decisão! O governo dá mais um passo rumo à eliminação do problema da falta de moradias populares.

e) Congratulações! O patrimônio histórico da cidade merece todo empenho para ser preservado.

 

Resposta: Alternativa E

 

Comentário: No edital mostrado na imagem, vemos que a palavra “tombamento” está em evidência. Então o candidato só responderá corretamente esta questão se souber o que significa esta palavra. TOMBAMENTO, segundo o IPHAN (Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionais) é um ato administrativo realizado pelo poder público federal, estadual ou municipal, com o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental, impedindo a destruição ou a descaracterização de tais bens. Sendo assim, a única alternativa que remete a definição é a alternativa E.

 

QUESTÃO 2

 

KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração, 2008. Disponível em:

http://capu.pl. Acesso em 3 ago. 2012.

 

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações.

Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para

 

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.

b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.

c) provocar a reflexão sobre essa realidade.

d) propor alternativas para solucionar esse problema.

e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.

 

Resposta: Alternativa C

 

Comentário: A obra de Kuczynskiego ilustra duas crianças: uma delas puxado uma carreta de verdade, ou seja, trabalhando, e a outra puxando um trem de brinquedo, isto é, brincando. Com isso o artista quer provocar uma reflexão sobre o trabalho infantil, e não aludir a qualquer origem das diferenças sociais ou propor a solução de problemas. Portanto a resposta correta é a alternativa C.

 

QUESTÃO 3

 

Até quando?

Não adianta olhar pro céu

Com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer

E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão

Virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus

Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).

Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

 

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

 

a) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.

b) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.

c) tom de diálogo, pela recorrência de gírias.

d) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.

e) originalidade, pela concisão da linguagem.

 

Resposta: Alternativa D

 

Comentário: Se atentarmos ao texto vemos que palavras “pro” e “pra” denotam toda a coloquialidade do texto (correspondem, na norma culta, à preposição “para”; no caso da palavra “pro”, seria a proposição para + o artigo definido o). Portanto, as escolhas de Gabriel, o Pensador, conferem ao texto espontaneidade, por usar a linguagem coloquial (informal), conforme alternativa D.

 

QUESTÃO 4

 

Manta que costura causos e historias no seio de uma família serve de metáfora da memória em obra escrita por autora portuguesa

O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma história. Histórias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histórias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês… Muitas histórias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a bisavó, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todos a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.

LASEVICIUS, A. Lingua Portuguesa, São Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).

 

A autora descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”. Essa valorização evidencia-se pela

 

a) oposição entre os objetos de valor, como joias, palácios e quadros, e a velha manta.

b) descrição detalhada dos aspectos físicos da manta, como cor e tamanho dos retalhos.

c) valorização da manta como objeto de herança familiar disputado por todos.

d) comparação entre a manta que protege do frio e a manta que aquecia os pés das crianças.

e) correlação entre os retalhos da manta e as muitas histórias de tradição oral que os formavam.

 

Resposta: Alternativa E

 

Comentário: Podemos perceber no texto que cada retalho utilizado na confecção da colcha estava relacionado a uma história de família. A colcha, portanto, metaforiza a história de vida de seus membros. Portanto a resposta correta é a alternativa E, que fala da correlação entre os retalhos e os momentos vividos em família.

 

QUESTÃO 5

Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br.

Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).

 

O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

 

a) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.

b) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.

c) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.

d) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.

e) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.

 

Resposta: Alternativa E

 

Comentário: Notamos que no cartaz é usado o verbo “derreter”, associado ao aquecimento global (derretimento das calotas polares), pois vemos na gota que está caindo, o planeta Terra dentro dela. A conjugação do verbo, na sequencia que está, denota que nós, “eu e você”, somos responsáveis pelos problemas ambientais e ao mesmo tempo, vítimas deles. Contudo somos indiferentes a esses problemas (a pergunta “você tem certeza que quer conjugar este verbo?” mostra essa indiferença). Portanto, a agressão ao planeta depende da maneira com que nós assumimos nossa posição diante dos problemas ambientais. Alternativa correta: E.

 

QUESTÃO 6

 

Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.

TINHORÃO, J.R. Pequena historia da musica popular: da modinha ao tropicalismo.

São Paulo: Art, 1986 (adaptado).

 

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

 

a) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)

b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)

c) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)

d) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)

e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

 

Resposta: Alternativa D

 

Comentário: Não há a menor dúvida, ao ler a questão e suas alternativas, que a única resposta que cabe aqui é a alternativa D onde cita o trecho de uma música de Rita Lee (a cantora e compositora pertenceu ao grupo Os Mutantes, que surgiu no Tropicalismo). O gênero musical ao qual se refere o enunciado da questão e ao qual está relacionado o trecho da canção contida na alternativa D é o rock.

 

QUESTÃO 7

 

TEXTO I

É evidente que a vitamina D é importante — mas como obtê-la? Realmente, a vitamina D pode ser produzida naturalmente pela exposição à luz do sol, mas ela também existe em alguns alimentos comuns. Entretanto, como fonte dessa vitamina, certos alimentos são melhores do que outros. Alguns possuem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, e são alimentos que talvez você não queira exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e fígado.

Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br.Acesso em: 31 jul. 2012.

 

TEXTO II

Todos nós sabemos que a vitamina D (colecalciferol) é crucial para sua saúde. Mas a vitamina D é realmente uma vitamina? Está presente nas comidas que os humanos normalmente consomem? Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a vitamina D não está em nossas dietas, a não ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com vitamina D. A natureza planejou que você a produzisse em sua pele, e não a colocasse direto em sua boca.

Então, seria a vitamina D realmente uma vitamina?

Disponível em: www.umaoutravisao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

 

Frequentemente circulam na mídia textos de divulgação científica que apresentam informações divergentes sobre um mesmo tema. Comparando os dois textos, constatasse que o Texto II contrapõe-se ao I quando

 

a) comprova cientificamente que a vitamina D não é uma vitamina.

b) demonstra a verdadeira importância da vitamina D para a saúde.

c) enfatiza que a vitamina D é mais comumente produzida pelo corpo que absorvida por meio de alimentos.

d) afirma que a vitamina D existe na gordura dos peixes e no leite, não em seus derivados.

e) levanta a possibilidade de o corpo humano produzir artificialmente a vitamina D.

 

Resposta: Alternativa C

 

Comentário: Existe uma oposição no ponto de vista de cada um dos autores. O autor do texto I fala que a vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos. Já o autor do texto II sugere que a vitamina D não seja de fato uma vitamina, por não ser encontrada em nenhum alimento (embora se encontre na gordura de peixe), assim não podendo ser absorvida por meio deles, mas sim produzida pelo corpo. Portanto a resposta correta é a alternativa C.

 

 QUESTÃO 8

 

Futebol: “A rebeldia e que muda o mundo”

Conheça a história de Afonsinho, o primeiro jogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e a conquistar o Passe Livre, há exatos 40 anos

 

Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez, então com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear:

— Homem livre no futebol só conheço um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independência ou morte. Ninguém mais. O resto é conversa.

Apesar de suas declarações serem motivo de chacota por parte da mídia futebolística e até dos torcedores brasileiros, o Atleta do Século acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje.

Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do caráter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razão da história de luta – e vitória – de Afonsinho sobre os cartolas.

ANDREUCCI, R. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 19 ago 2011.

 

O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em:

 

a) “[…] o Atleta do Século acertou.”

b) “O Rei respondeu sem titubear […]”.

c) “E provavelmente acertaria novamente hoje.”

d) “Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez […]”.

e) “Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano.”

 

Resposta: Alternativa D

 

Comentário: A única alternativa em que consta uma característica da linguagem informal é a alternativa D: “Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez […]”. A palavra “pra” corresponde à preposição “para”, na norma culta.

 

QUESTÃO 9

 CURY, C. Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.

 

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude

 

a) crítica, expressa pelas ironias.

b) resignada, expressa pelas enumerações.

c) indignada, expressa pelos discursos diretos.

d) agressiva, expressa pela contra-argumentação.

e) alienada, expressa pela negação da realidade.

 

Resposta: Alternativa A

 

Comentário: Há claramente nos três quadrinhos, ironia em relação à afirmação contida em cada um deles (dizeres acima da fala dos personagens). Portanto, a atitude do autor é crítica, mostrando-a através das tiradas irônicas dos quadrinhos. Resposta correta é a alternativa A.

 

QUESTÃO 10

 

O que e bullying virtual ou cyberbullying?

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.

Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Disponível em http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

 

Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de

 

a) atingir um grupo maior de espectadores.

b) dificultar a identificação do agressor incógnito.

c) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.

d) possibilitar a participação de um número maior de autores.

e) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.

 

Resposta: Alternativa B

 

Comentário: Lendo o texto com atenção, percebemos que a resposta está no 2º parágrafo onde lemos “Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores.” Portanto a resposta correta é a alternativa B.

Posts Relacionados