Home CarreirasArtigos Como concluir o Ensino Médio pelo Enem

Como concluir o Ensino Médio pelo Enem

by Lucas Gomes

Concluir o ensino médio pode ser uma tarefa árdua para muitos alunos que não possuem tempo para estudar. Porém, o que muitos não sabem é que é possível obter o certificado do Ensino Médio através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)!

Até 2008 a função de certificar o ensino médio para os alunos era do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Agora, os estudantes que desejam obter esse certificado deverão procurar pelas instituições certificadoras que são escolhidas no momento da inscrição no ENEM. Essas instituições só aceitam as notas do último ENEM realizado, ou seja, a prova correspondente ao ano que o aluno deseja obter o certificado.

Confira algumas das principais dúvidas dos alunos que desejam obter o certificado do ensino médio pelo ENEM!

Quem pode participar?

Podem pedir o certificado os alunos maiores de 18 anos completos até o momento da realização do ENEM, que não tenham concluído o Ensino Médio.

Quais os requisitos para participar?

Os estudantes que desejam obter o certificado devem atender os seguintes pré-requisitos:

-Indicar, no ato da inscrição do ENEM, que deseja utilizar os resultados de suas provas para obter o certificado de conclusão do ensino médio e escolher qual instituição certificadora vai emitir o mesmo;

-Atingir no mínimo 450 pontos em cada uma das quatro provas do ENEM;

-Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.

Também é importante que os alunos tenham em mãos os documentos pedidos pelas instituições certificadoras e os entreguem no momento em que forem solicitar a entrega do certificado.

Quem são as instituições certificadoras?

As instituições certificadoras são Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Cada uma possui seu cronograma e seus horários de atendimento. Para verificar onde estão essas instituições os alunos podem acessar o site do Inep . O certificado é emitido entre 45 e 60 dias úteis.

Posso pedir o certificado somente em uma área?

Sim, o estudante pode pedir declaração parcial de proficiência. Assim, ele deve obter mais de 450 pontos na área do conhecimento por ele desejada. Para o campo de Linguagens, códigos e suas tecnologias, é necessário que o estudante obtenha, além dos 450 pontos mínimos nesta área, 500 pontos na redação.

Tirei menos de 450 pontos em alguma área do conhecimento ou não obtive os 500 pontos na redação. Ainda posso obter o certificado?

É necessário que todos os alunos que desejam obter o certificado do ensino médio obtenham a pontuação mínima nas quatro áreas do conhecimento e na redação do ENEM. Caso isso não ocorra, o estudante não poderá obter seu certificado, mas poderá realizar a prova do ENEM no ano seguinte e tentar novamente.

Não marquei a opção de receber o certificado de conclusão do ensino médio no ato da inscrição no ENEM. Ainda posso recebê-lo?

De uma maneira geral, caso o aluno não marque a opção referente à solicitação do certificado do ensino médio, não poderá obtê-lo, pois as suas notas não serão lançadas para que as instituições certificadoras possam avaliar. Com isso, o aluno deverá prestar novamente o ENEM e marcar a opção no momento da inscrição. Porém, existem diversos recursos junto às Secretarias de Educação em que os alunos esclarecem que se esqueceram de solicitar o certificado no ato da inscrição e podem, assim, vir a recebê-lo.

O certificado possui validade nacional? Caso passe em um vestibular posso usá-lo como documento para comprovar a conclusão do Ensino Médio?

Sim, o certificado de conclusão do ensino médio através do ENEM possui validade nacional, assim como qualquer outro certificado, podendo ser usado em todo o Brasil. Como é emitido pelo Inep, o certificado possui validade e pode ser utilizado caso o aluno queira ingressar em um curso superior e necessite de um documento para comprovar a conclusão do ensino médio.

Fiz o ENEM, obtive todas as notas mínimas, tanto nas provas quanto na redação, mas não consegui receber meu diploma. Como isso pode acontecer?

Como já foi citado anteriormente, existem alguns pré-requisitos que os estudantes devem preencher para conseguir o seu certificado, como ser maior de 18 anos até a data de realização do ENEM, por exemplo. Além disso, o aluno deve ter completado o Ensino Fundamental. Outro fator que pode desqualificar o estudante é a não apresentação dos documentos solicitados pela instituição certificadora no momento da entrega do certificado.

Posso usar minha nota do ENEM para outros fins, mesmo tendo obtido o certificado de conclusão do ensino médio?

Sim, mesmo que você tenha obtido o certificado poderá utilizar sua nota do ENEM para outras finalidades, como o SiSU, onde o estudante concorre a vagas em cursos superiores. Porém, somente após a emissão do certificado o aluno poderá ingressar em uma faculdade, já que é necessário ter concluído o Ensino Médio. Existem ainda outros programas que utilizam o ENEM, como o ProUni e o FIES.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o certificado de conclusão do ensino médio? Então pergunte para nós!

Veja também>

Quantos pontos são necessários para passar no Enem?

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Dicas para uma boa redação no Vestibular e Enem

Posts Relacionados