Home CarreirasProfissoesExatas Curso de Engenharia Elétrica

Curso de Engenharia Elétrica

by Lucas Gomes

A carreira de Engenharia Elétrica estuda a energia elétrica, sua geração, transmissão, transporte, distribuição e suas propriedades. A peculiaridade da engenharia elétrica em relação à outras engenharias é o estudo do eletromagnetismo.
O título profissional é engenheiro eletricista e não “engenheiro elétrico”, como o nome da carreira pode sugerir.
O curso

Inmagine

O curso de Engenharia Elétrica possui uma duração média de cinco anos, com obrigatoriedade de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC). É uma das formações em que mais se trabalha cálculos e possui boa carga de elementos da computação.

Os dois primeiros anos do curso tem foco em disciplinas básicas da área de Engenharia, com ênfase em matemática e física. Nos anos seguintes o aluno passa a estudar disciplinas mais específicas da área, e a formação profissionalizante se inicia.

Onde estudar Engenharia Elétrica

Confira algumas faculdades de Engenharia Elétrica que merecem destaque nas regiões do Brasil:

Na região Sudeste, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), uma das unidades da Unicamp com maior tradição em pesquisa no país, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Faculdade Pitágoras, em Minas Gerais.

No Nordeste merecem destaque a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba, com mais de 35 anos de tradição na formação de engenheiros eletricistas, e a UNIME – Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde, da Bahia.

Na região Sul, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) figuram entre as melhores do Brasil.

Especializações

A área de atuação do engenheiro eletricista é ampla, pois é um profissional requisitado em variados campos. Algumas das atividades que podem ser desenvolvidas são:

  • Controle e Automação;
  • Eletrônica;
  • Sistemas biomédicos;
  • Instrumentação;
  • Microeletrônica;
  • Sistemas de computação;
  • Sistemas de Energia Elétrica;
  • Telecomunicações.

Habilidades necessárias

Quem decide seguir a carreira em Engenharia Elétrica deve possuir um perfil com as seguintes características:

  • Afinidade com física e matemática;
  • Capacidade de concentração;
  • Meticulosidade;
  • Organização;
  • Habilidade para trabalhar em equipe;
  • Fácil adaptação às inovações tecnológicas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro eletricista está em expansão no país. O setor de transmissão e distribuição de energia elétrica vive um processo de renovação de profissionais, e oferece boas oportunidades. Setores de computação, telecomunicações e energia também oferecem oportunidades em áreas de pesquisa e desenvolvimento. Há vagas em todo o país, mas as melhores oportunidades encontram-se nas regiões Sul e Sudeste.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-BA), o salário inicial do engenheiro eletricista é de 6 salários mínimos (R$ 3.270,00), para jornada de 6 horas.


* * *
Referências:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL278972-5604,00-ENTRE+AS +ENGENHARIAS+ELETRICA+E+A+QUE+MAIS+EXIGE+CALCULOS.html

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-eletrica-602951.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_elétrica

http://www.unip.br/ensino/graduacao/tradicionais/exatas_eng_eletrica.aspx

http://www.creaba.org.br/Pagina/192/Salario-minimo-profissional.aspx

Posts Relacionados