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D. Paula, de Machado de Assis

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O conto D. Paula, de Machado de Assis, escrito em 1884, foi publicado
na obra Várias
Histórias
e percebe-se neste relato um tema que já fora desenvolvido
em O Enfermeiro e outros contos: a desconexão entre o externo e o interno,
pois se dizia e pregava o moralismo, no seu íntimo desejava, ou pelo menos deliciava-se
com algo imoral.

Em D. Paula, Machado descreve o ambiente propício às
abordagens amorosas “…o corredor, os pares que saíam, as
luzes, a multidão, o rumor das vozes…

Na obra em análise, o narrador faz uma focalização externa
de Venancinha, com a intenção de mostrar ao leitor que algo estava
acontecendo: “a sobrinha enxugava os olhos cansados de chorar”,
mas não revela o porquê de tantas lágrimas da moça,
fazendo assim uma paralipse que representa um recurso retórico em que
a narrativa não salta, como na elipse, por cima de um momento, passa
ao lado de um lado.

Dessa forma a paralipse causa um breve enigma, pois não revela o motivo
de tantas lágrimas derramadas pela sobrinha quando D. Paula a encontra.
Nesse instante o enunciador volta-se para o leitor instigando-o a desvendar
o que realmente teria acontecido, “quando Venancinha atirou-lhe aos
braços, as lágrimas vieram-lhe de novo
”. Mas em seguida,
o leitor recebe a informação de que quando a senhora envolveu
a moça em um jogo de gestos carinhosos e de palavras doces e confortáveis,
Venancinha confiou à tia tudo o que havia acontecido. Trata-se de uma
briga que a moça teve com o marido porque este achava que ela cometera
adultério.

Esta crença do marido é revelada sumariamente:

Desde muito que o marido embirrava com um sujeito; mas na véspera
à noite, em casa do C…, vendo-a dançar com ele duas vezes e
conversar alguns minutos, concluiu que eram namorados
.

O sumário aumenta a velocidade discursiva, distanciando o leitor dos
fatos, pois não se sabe até então se era “birra”
do marido ou algo semelhante.

D. Paula, agora envolvida na situação em que o casal encontrava-se,
decide ajudá-los. A princípio ela vai ao escritório de
Conrado para conversar e ver se há possibilidades, entre o casal, de
reconstituir a paz conjugal. Quando a senhora está de partida, a sobrinha
acrescenta-lhe que: “apesar de tudo” adorava-o, gerando
aí uma ambiguidade, permitindo ao leitor pensar que ela realmente traiu
o marido ou estava dissimulando para se mostrar arrependida de tal situação,
diante da tia. Neste momento, o narrador instiga o enunciatário a refletir
se realmente houve ou não adultério, criando assim uma postura
depreciativa sobre a moça em relação ao seu caráter.
Esta passagem pode ser identificada quando a jovem jura que “apesar
de tudo, adorava o Conrado
”.

Na verdade o que se nota é que o discurso toma um rumo, quando na verdade
seu foco é outro. Ou seja, o sujeito da enunciação também
é um dissimulador, pois focaliza o adultério de Venancinha sendo
que a trama está em volta da figura de D. Paula. Porém, isso está
latente na narrativa.

D. Paula segue o seu destino a caminho do escritório do rapaz, para
que possa tentar promover a paz entre a moça e Conrado, “não
digo desconfiada, mas curiosa
”, esta focalização interna
não é tão reveladora assim, pois a tia, a partir de então,
passa a possuir dúvidas a respeito da traição da sobrinha
e fica instigada em saber se houve, ou não o adultério.

Quando a senhora chegou ao escritório não precisou explicar
o motivo de sua visita, porque o sobrinho adivinhara tudo e em seguida “confessou
que fora excessivo em algumas cousas
”. Por intermédio do narrador
o leitor descobre que Conrado tinha certeza de que sua mulher o traía
devido a pessoa de quem se tratava. Sendo assim, pode-se observar que o moço
tinha certo conhecimento do caso, para afirmar com tanta firmeza sobre a situação.
Ou ainda, pode ser que ele conhecesse o caráter do sujeito; levando em
consideração também a leviandade de sua esposa, e chegou
a esta conclusão de que eram namorados.

Após uns minutos de conversa, a senhora propõe ao moço
que a jovem passasse alguns dias com ela, em sua casa, para a recuperação
de caráter. E ainda deu-lhe conselhos de brandura e prudência e
também alertou-o de que esse homem não merecia todo esse cuidado
que estavam tomando.

Percebe-se então que nesta circunstância a senhora não
tinha o conhecimento de quem se tratava, pois até neste ponto o enunciador
não estava completamente voltado para D. Paula, e sim para Venancinha.
Ou seja, o narrador prende a atenção do enunciatário que
está concentrado na situação em que a moça se encontra,
mas isso é até o momento em que a tia descobre de quem se tratava,
pois, a partir daí o sujeito da enunciação volta-se para
a senhora.

Na continuidade da narrativa o narrador conta que na hora da despedida, de
D. Paula com Conrado, o nome do rapaz envolvido na separação temporária
entre o casal, é pronunciado e de imediato “D. Paula empalideceu”.
Diante desta reação mostrada através de uma focalização
externa o leitor prossegue com um mistério em mãos. Afinal por
que D. Paula ficou pálida? Que valor tem o nome do rapaz na vida dela?
Neste momento do enunciado começa o enigma em torno da personagem.

Para reafirmar o grande significado que este nome representa para a senhora,
o sujeito da enunciação associa o modo pelo qual ela retira-se
do local, usando uma focalização externa: “com a mão
trêmula e um pouco de alvoroço na fisionomia
”. Em relação
a este tipo focalização, pode-se dizer que ela é geradora
de significados para o leitor, pois a personagem age na frente do enunciatário
sem que ele tenha o conhecimento dos seus sentimentos ou pensamentos.

Na sequência do conto o narrador utiliza outra paralipse, mas desta
vez omitindo os sentimentos da tia quanto ao Vasco Maria Portela, sendo este
o nome revelado na despedida. Com isso gera outro enigma na diegese, só
que agora em relação à senhora.

Então D. Paula após o choque que tomara, foi encontrar-se com
a sobrinha para notificar-lhe a sentença final, a moça por sua
vez aceitara tudo. Após este fato o narrador utiliza a elipse para omitir
o que acontece nos dois dias que antecede a ida de Venancinha para a casa da
tia. Finalmente a jovem segue para a casa da senhora, que com ajuda desta, tem
a intenção de modificar-se e reconciliar-se com o marido.

Quando a tia e a sobrinha estão a caminho da casa, o enunciador usa
outra estratégia para que o leitor possa imaginar o que teria acontecido
nos dias anteriores.
Através do discurso modalizante da ordem do crer na expressão
pode ser também que algumas saudades”, o narrador
sabe o que realmente se passa na cabeça da moça, mas não
afirma e ainda não identifica de quem são estas possíveis
saudades sentidas, se pelo marido ou pelo amante.

Na proporção em que o nome do Vasco foi revelado, D. Paula não
teve sossego em seus pensamentos, pois a partir daí começou a
escutar espécies de ecos, que a conduziam a seu passado, às suas
aventuras do tempo de moça. Entende-se nesse momento, que a senhora também
foi leviana, assim como a sobrinha é no presente; e que agora a tia é:
uma pessoa austera e pia, cheia de prestígio e consideração”.
Com isso D. Paula deparava-se com as lembranças do passado identificando-se
com Venancinha na situação em que está vivendo.

Na seqüência dos fatos o narrador revela ao leitor o que de fato
aconteceu com D. Paula e Vasco Maria Portela, que consiste em uma aventura com
sucessões de horas doces e amargas, de delícias, de lágrimas,
de cóleras, de arroubos, e que foram momentos vividos intensamente. Com
a intenção de anunciar que foi apenas uma aventura, o sujeito
da enunciação nos fornece, em seguida, a informação
do fim do relacionamento entre a tia e Vasco, e revela também que a senhora
mantinha este caso “à sombra do casamento, durante alguns anos”.
Aqui no tempo da enunciação o narrador sugere que no passado,
no tempo da diegese, a personagem, D. Paula, não era uma figura prestigiada
devido à postura que apresentava, mas que no tempo presente constitui-se
de um caráter sério, digno de considerações.

Desta forma o enunciador caracteriza duas personalidades distintas referentes
à senhora, sendo uma de quando era jovem e apresentava atos de leviandade;
e a outra, a de agora que adquiriu experiências da vida e compõe-se
de uma postura séria. Considerando este aspecto podemos chegar a conclusão
de que a tia na sua juventude, mantinha uma postura não recomendável
em que descaracterizava os “bons costumes” da época e consequentemente,
colocava em risco sua reputação. Por outro lado nota-se o oposto,
porque D. Paula atribuiu outro caráter, em relação ao que
tinha, fazendo assim com que o leitor tenha uma visão apreciativa sobre
ela, no presente, com isso o enunciatário passa a depositar mais confiança
na senhora em relação a recuperação de caráter
de Venancinha.
Na proporção em que a sobrinha relatava os fatos para a tia, esta
voltava, em seus pensamentos, para o tempo passado relembrando, ou até
mesmo revivendo, as suas aventuras. Diante deste processo pode-se afirmar que
a moça é quem levou a senhora a recuar-se para as emoções
ocorridas.

Durante uma conversa com a sobrinha, a tia percebe a dissimulação
da jovem quando lhe responde uma pergunta que diz respeito às saudades
da Tijuca, e a moça para dar mais intensidade à resposta faz gestos
que D. Paula acompanhou, observando cada detalhe com seus olhos sagazes. Os
mesmos que se mostram na conversa com Conrado, reafirmando, portanto, que ela
está sempre atenta ao que acontece ao seu redor.

Diante da dissimulação de Venancinha, a senhora chega a concluir
que: ”eles amam-se”. Esta descoberta fez com que avivasse
ainda mais suas lembranças. Apesar de lutar contra esses pensamentos,
nada adiantou, pois o passado voltara de manso ou de assalto. Desta maneira
o narrador faz uma analepse sumarizada, registrando alguns momentos vividos
pela tia:

D. Paula tornou aos seus bailes de outro tempo, às suas eternas
valsas que faziam pasmar a toda a gente, às mazurcas, que ela metia à
cara da sobrinha como sendo a mais graciosa cousa do mundo, e aos teatros, e
às cartas, e vagamente, aos beijos.

Desde que a tia retornou ao tempo passado não pôde mais concentrar-se
totalmente em sua missão para atingir seu objetivo, isso porque ficava
dividida entre o presente e o passado. Contudo:

D. Paula mostrava à sobrinha a superioridade do marido, as suas
virtudes e assim também as paixões, que podiam dar um mau desfecho
ao casamento, pior que trágico, o repúdio.

Na continuidade do discurso o narrador utiliza uma elipse que é caracterizada
como “um segmento nulo de narrativa que corresponde a uma qualquer duração
da história.”. “Nove dias depois”, Conrado fez a sua
primeira visita à sua esposa e à tia. Durante essa visita ele
manteve a mesma conduta de quando chegou até a sua saída; caracterizando-se
em uma postura fria. Esse procedimento do marido resume-se em uma dissimulação
para atingir os sentimentos de Venancinha, e assim aconteceu pois ela ficou
sem reação ao vê-lo daquele jeito, que até temeu
a perda do marido e a partir daí tornou o seu principal motivo de sua
transformação, ou seja, quando viu o marido naquele estado, decidiu
lutar pelo seu casamento.

Após dois dias do ocorrido, a jovem e a senhora vão para um passeio,
como de costume, e viram em suas direções, um cavaleiro, em que
Venancinha após fixar seus olhos nele, escondeu-se atrás de um
muro enquanto D. Paula manteve-se em seu lugar observando-o. Com a reação
da mocinha a tia pôde perceber de quem se tratava e que este relacionamento
chegou a um grau perigoso, porque a reputação de sua sobrinha
estava em risco.

Na mesma noite em que a jovem avistou o rapaz, a senhora com toda a sua experiência
manipulou a sobrinha para lhe contar tudo o que aconteceu. O sujeito da enunciação
faz neste instante um sumário caracterizando a história da moça,
acelerando o tempo do discurso.

O sumário em questão mostra ao leitor o quanto a jovem se encantou
com o sujeito, a ponto de comentar dele para o marido que ao escutar “franziu
o sobrolho
” e que “foi este gesto que lhe deu uma idéia
que até então não tinha
”. Ou seja, a mulher
falou com tanta graça sobre o rapaz, que despertou em Conrado uma certa
desconfiança que antes não tinha.

Ainda na residência da tia, Venancinha continuava a revelar à
D. Paula os fatos e a senhora escutava-os prestando atenção em
cada detalhe pronunciado, fazendo assim com que voltasse a seu espírito
jovem, criando, no entanto, mais confiança à moça. Nestas
circunstâncias a sobrinha “achou ali uma confidente e amiga”.
Na verdade o não julgamento pela tia era mais um ato egoísta do
que humano, pois ela encontrou naquele momento em seu passado, mesmo que por
alguns instantes. Para melhor exemplificar esta passagem o narrador compara
a senhora “a um general inválido, que forceja por achar um
pouco do antigo ardor na audiência de outras campanhas
”. É
como se a senhora tentasse perdoar ela mesma.

Ao longo da confissão Venancinha contou à tia que gostou do
rapaz, mas agora estava arrependida e assim foi contando-lhe mais coisas. À
medida em que a sobrinha revelava os acontecimentos, D. Paula deliciava-se com
as confissões retornando ao seu passado, e no final do discurso da jovem
a senhora conclui que esta situação não passava de um prólogo
(começo), interessante e violento. Enfim, a tia consegue colocar na cabeça
da sobrinha a idéia do erro que quase cometera. Mas para a senhora esta
história ainda se passava em sua mente fazendo-a viajar no tempo, isso
pode ser notado quando ela “gastou vinte minutos, ou pouco menos,
em beber uma xícara de chá e roer um biscoito
”.

Em seguida o narrador faz uma alegoria que refere-se exatamente ao que se
passou com D. Paula: “esta é a particularidade das folhas,
as gerações que passam contam às que chegam as cousas que
viram
”, que neste caso a senhora viveu a mesma situação
em que a sobrinha vive atualmente. Porém D. Paula prefere dissimular
ao invés de revelar à sobrinha que passou por experiência
similar.

Voltando ao início do conto nota-se uma frase interessante: “Não
era possível chegar mais a ponto
”, que se repete no decorrer
da história. No entanto com esta expressão pode-se observar que
Venancinha e D. Paula encontram-se em um ponto em comum. Ou seja, ambas as personagens
têm uma história semelhante, a diferença é apenas
temporal, uma aconteceu no passado e a outra ocorre no presente.

Partindo da análise do conto referido, verifica-se que o adultério
cometido pela personagem que protagoniza o conto foi mais extenso do que da
moça, pois este foi apenas um começo e com a ajuda da senhora
não foi prolongado.

Contudo, nota-se que apesar de D. Paula ter solucionado o caso de Venancinha,
fica para ela a incômoda, inquietante e impossível de ser “resolvida”
lembrança do passado.

Tendo em vista nosso interesse em compreender a construção ambígua
da personagem D. Paula, percebemos no conto analisado que a perspectiva que
prevalece para gerar efeito ambivalente ao comportamento da personagem, que
nomeia o conto, é a focalização externa, permitindo assim
a visualização do aspecto físico em que se encontra a personagem
analisada, o que consequentemente, contribuiu para o estudo do seu comportamento.

Neste texto também foram usados os recursos anisocrônicos, como
os sumários e as elipses, com a finalidade de economizar tempo e espaço,
simplificando os fatos da diegese. A presença das anacronias e modalidades
básicas acrescentam-se também no decorrer do conto em quantidade
mínima.

Em relação aos estudos realizados em D. Paula, podemos
encontrar uma chave de interpretação para o clássico Dom
Casmurro
e uma preocupação central da obra de Machado de Assis.
Ora, se inicialmente (como em Dom Casmurro) pensamos ser a questão
central do conto um dado de enredo (o adultério), logo percebemos o interesse
real do escritor que se caracteriza-se em deslocar a atenção do
leitor para o efeito que este dado provoca na vida interior da personagem. Ou
seja, Machado de Assis direciona o conto, e paralelamente ao que acontece, há
sempre o que parece estar acontecendo.

Créditos: Thalita Moraes Guimarães, Letras UEMG

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