dcsimg

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem


Já faz algum tempo que o Enem ganhou status de vestibular e é considerado a prova mais importante para quem pretende entrar na faculdade.

Universidades públicas e privadas de todas as regiões do País usam a nota do Enem como critério para classificar candidatos. Em algumas instituições, é a única forma de seleção. Em outras, a nota do Exame complementa o vestibular tradicional.

Além de disso, ter uma boa pontuação no Enem pode garantir outros benefícios, como bolsas de estudo em faculdades particulares e financiamentos estudantis a juros baixos.

Se você pretende entrar na universidade com a nota do Enem, conheça as formas de conseguir uma vaga em diversas instituições de ensino.

Faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. O candidato pode se matricular no curso desejado sem fazer o vestibular da instituição, basta apresentar seu boletim de desempenho individual do Enem.

Cada universidade define as regras de como isso vai ocorrer e os interessados devem procurar diretamente a instituição onde desejam estudar.

Outra maneira de conseguir uma vaga em faculdades privadas é se inscrevendo em programas do Governo Federal. Saiba quais são:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni) – este programa distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a pessoas de baixa renda.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – concede financiamentos estudantis a pessoas de baixa renda. O estudante só começa a quitar a dívida depois de formado e com prazo a perder de vista.

Estes programas abrem inscrições duas vezes ao ano, geralmente em janeiro e em junho. Tanto o ProUni quanto o FIES exigem critérios de renda e nota mínima no Enem para concorrer a uma vaga.

A cada semestre a lista de vagas oferecidas pode sofrer alterações. Durante o período de inscrição os candidatos podem consultar todas as universidades participantes naquele semestre.

Somente instituições de ensino bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem participar destes programas.

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Faculdades públicas que aceitam a nota do Enem

Os participantes do Enem podem disputar uma vaga em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Este é o primeiro processo seletivo que acontece depois da divulgação do resultado do Enem.

Nenhum critério de renda é exigido para se inscrever no Sisu. Basta ter feito a prova mais recente do Enem e não ter zerado na redação.

Muitas universidades públicas já aboliram o vestibular tradicional e disponibilizam todas as suas vagas pelo Sisu. Outras reservam um percentual das vagas a serem preenchidas pelo programa e realizam um processo seletivo próprio para o restante das vagas.

Veja algumas universidades que participam do Sisu:

  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Universidade de Brasília (UNB)

A nota do Enem pode ser usada ainda como complemento do vestibular tradicional. Neste caso o estudante deve se inscrever tanto para o Enem quanto para o processo seletivo da instituição.

Em algumas universidades a nota do Enem representa um percentual da pontuação final do candidato. Em outras, o exame constitui uma das etapas do processo seletivo e os pré-selecionados nessa fase ainda precisam fazer outra prova.

Existem ainda algumas universidades que usam a nota do Enem para classificar candidatos para as vagas remanescentes.

As vantagens de participar do Enem são muitas. Vale a pena ler com bastante atenção o edital do vestibular da universidade onde você deseja estudar. Este documento traz as informações de como a instituição vai usar a nota do Enem e o que você precisa fazer para que sua nota seja considerada na pontuação final.

Conheça algumas universidades que usam a nota do Enem como complemento do vestibular:

  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Veja também:

Descubra qual a nota mínima pra passar no Enem

Vai usar a nota do Enem para entrar no curso superior? Conte para a gente em qual universidade você gostaria de estudar!


Comentários