dcsimg

Inscrição para o Enem: veja o passo a passo de como fazer


Já está se preparando para o Enem 2020? Então veja qual é o passo-a-passo para fazer a sua inscrição e se organizar para esse momento!

Se você está planejando realizar o Enem 2020, saiba que o primeiro passo é garantir que a sua inscrição seja feita com sucesso, afinal, se você não passar por essa etapa, não poderá realizar o maior vestibular do país, não é mesmo? 

Então, para simplificar todo o processo, preparamos o passo-a-passo que você deve seguir para fazer a sua inscrição para o Enem. Confira!

1. Visite o site do Enem

É fundamental destacar que a inscrição para o Enem só pode ser feita no site oficial do Exame.

Normalmente, essa etapa tem início no mês de maio, época em que o sistema de cadastro no Enem fica disponível, mas é sempre bom verificar o edital do programa para ter certeza das informações.

2. Informe seus dados

Na tela de cadastro do Enem, digite todas as informações solicitadas. Você vai precisar informar seu CPF, telefone, e-mail, endereço, etc.

Revise bem antes de confirmar. Caso tenha digitado incorretamente alguma dessas informações, não tem problema. Você poderá acessar novamente o sistema para fazer a alteração.

3. Informe os dados da sua escola

O cadastro do Enem também pede para o participante preencher alguns dados sobre a escola onde vai concluir o ensino médio.

Essa informação serve, entre outras coisas, para realizar estatísticas e saber de antemão se você estuda em escola pública ou privada.

4. Escolha seu local de prova

A prova do Enem é aplicada em todos os estados  brasileiros e no Distrito Federal. São mais de mil cidades cadastradas.

Você deve escolher uma cidade que esteja o mais perto possível de sua residência para fazer a prova do Enem.

5. Marque as opções especiais, se for o caso

Estudantes que precisam de atendimento especial, como deficientes físicos, pessoas que guardam o sábado por motivo religioso e quem for usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, devem marcar a opção correspondente no sistema de cadastro do Enem.

6. Confirme o cadastro

Revise todos os itens preenchidos e clique em “Confirmar”.

7. Pague a taxa de inscrição (ou peça isenção da taxa)

Para concluir seu cadastro na prova do Enem você deve pagar uma taxa de inscrição. Imprima o boleto no site do exame e pague o quanto antes. Isso porque, caso você não pague a inscrição, não será possível fazer o Enem.

Existe também a opção da isenção dessa taxa de inscrição para o Enem, mas esse é um benefício exclusivo para alunos de escola pública e estudantes de baixa renda.

Se você for aluno de rede pública e preencher corretamente os dados da sua escola no cadastro do Enem, estará automaticamente isento da taxa, sem precisar solicitar a isenção.

Já o estudante de baixa renda precisa se encaixar em alguns requisitos:

  • Ter estudado todos os três anos do ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
  • Ter renda familiar mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

A isenção de taxa para estudantes de baixa renda não é automática. O candidato precisa solicitar a isenção e preencher o formulário de “carência socioeconômica” quando se inscrever para o Enem.

Em seguida, antes de acabar o prazo para pagamento da taxa, deve acessar o sistema para ver se conseguiu a isenção. É responsabilidade do candidato verificar se a isenção foi aceita, o Inep (órgão responsável pela prova) não envia uma mensagem avisando.

Caso não tenha conseguido a isenção, o estudante deve pagar a taxa para poder fazer a prova do Enem.

8. Acompanhe sua inscrição

Você pode acessar sua inscrição e alterar dados como e-mail, telefone e endereço (caso precisem ser atualizados).

Para isso, basta acessar o site do Enem usando seu CPF e senha. Caso tenha perdido sua senha, na própria página é possível clicar no link “Recuperar senha” e seguir os passos apresentados para alterá-la.

Essa senha é importante, pois, com ela, você poderá acessar seu desempenho no Enem assim que os resultados forem divulgados, descobrindo que nota tirou em cada uma das provas.

Pronto! Agora é só estudar bastante e chegar no horário certo para fazer a prova do Enem!

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e o esforço dedicados terão sido em vão.

Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades EAD que são referência e contam com o certificado de qualidade do MEC.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Como estudar para o vestibular

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de inscrição para o Enem 2020? Compartilhe conosco nos comentários!


comentarios Comentários