dcsimg

Veja quando sai o resultado do Enem 2019 e fique por dentro


Com a divulgação do resultado do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), os mais de 5 milhões de candidatos que se inscreveram nesta edição poderão começar uma nova etapa da vida!

Isso porque a nota do Enem pode ser usada de diferentes formas para ingressar no ensino superior e, assim, ter melhores oportunidades de emprego e renda no futuro.

A seguir, veja quando o resultado sairá, como consultar sua pontuação e como aproveitar a nota do Enem para entrar na faculdade!

Quando sai o resultado do Enem 2019?

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados em janeiro de 2020. A data exata ainda não foi anunciada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

O resultado individual traz a pontuação do candidato em cada uma das quatro provas objetivas e também da redação. As notas são registradas no Boletim Individual de Resultado do Enem  2019, que pode ser impresso e usado para ingressar no ensino superior.

Os candidatos poderão consultar a nota do Enem 2019 na Página do Participante, no site do Enem-Inep ou no aplicativo oficial do Enem 2019, informando o número do CPF e senha.

Resultado dos treineiros

O resultado dos treineiros do Enem 2019 só sairá em março de 2020, 60 dias após o dos demais candidatos.

Treineiros são os participantes do Enem 2019 que concluirão o ensino médio depois do ano letivo de 2019 ou não estão cursando nem concluíram o ensino médio.

Divulgação dos cadernos de provas e gabarito oficial

O gabarito oficial do Enem 2019 e os cadernos de provas serão liberados pelo Inep no dia 13 de novembro de 2019, no site do Enem, aplicativo Enem e portal do Inep.

Já o gabarito extraoficial do Enem 2019, que é elaborado por professores especializados, será divulgado logo após o término das provas, nos dias 03 e 10 de novembro.

Embora não dê para calcular a nota exata a partir do gabarito, devido ao sistema de correção utilizado no Enem (TRI), pelo número de acertos o candidato já pode ter uma noção de como se saiu nas provas.

Como usar a nota do Enem 2019

Veja as diferentes formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar no ensino superior:

  • Participar do Sisu 2020 e concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil.
  • Inscrever-se no ProUni 2020 e concorrer a bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições privadas, caso preencha os requisitos do programa.
  • Participar do FIES e tentar uma financiamento estudantil a juros baixos ou zero.
  • Entrar direto em uma faculdade particular, sem vestibular e com bolsa de estudo.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema eletrônico mantido pelo MEC, por meio do qual instituições públicas selecionam candidatos para seus cursos pela nota do Enem. 

Candidatos que obtiveram nota acima de zero na redação do Enem 2019 poderão participar do Sisu 2020. O calendário oficial do Sisu 2020 ainda não foi divulgado, mas em geral ocorrem duas edições ao ano, uma em janeiro e outra em junho.

Para conseguir uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu é preciso ter tirado uma nota mínima no Enem, a chamada nota de corte, que varia conforme o curso e instituição.

Cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, podem ter notas de corte acima de 800 pontos.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Sisu.

ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo para estudantes sem diploma de ensino superior que atendam aos critérios de seleção.

Só poderão se inscrever no ProUni 2020 os candidatos que obtiverem pontuação geral igual ou maior que 450 no Enem 2019 e nota acima de zero na redação. Assim como no Sisu, há nota de corte para cada vaga.

Para concorrer às bolsas de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para as bolsas de 50%, o limite de renda familiar por pessoa é de até três salários mínimos.

Existem ainda outros requisitos para receber o benefício, como ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também têm direito às bolsas.

As inscrições para o ProUni ocorrem no início de cada semestre e devem ser feitas no site do programa, gratuitamente.

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é outro programa do governo federal, por meio do qual o estudante pode financiar as mensalidades da faculdade privada e começar a quitar a dívida somente depois de se formar.

Atualmente, o FIES oferece diferentes tipos de financiamento, de acordo com a renda familiar mensal, por pessoa, dos candidatos.

Para se inscrever no FIES é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com pontuação geral a partir de 450 e nota maior que zero na redação.

Os candidatos são selecionados para as vagas pela nota do Enem e as notas de corte variam conforme o curso e instituição, assim como no Sisu e no ProUni.

As inscrições para o FIES, geralmente, ocorrem no início de cada semestre, depois do ProUni, e devem ser feitas no site do programa.

Ingresso direto em faculdades particulares

O ingresso direto com a nota do Enem permite entrar em uma faculdade privada sem fazer a prova do vestibular.

Além disso, algumas instituições dão bolsas de estudo de até 100% para quem opta por essa modalidade de ingresso.

Nesse caso, como a bolsa é concedida diretamente pela faculdade, o processo é bem simples e o candidato não precisa atender a critérios socioeconômicos.

As notas de corte para cada curso sempre são menores que as do Sisu, ProUni e FIES e, em muitos casos, uma nota acima de zero na redação já é suficiente para garantir uma vaga, tanto em cursos presenciais quanto a distância.

Para aproveitar o ingresso direto, basta procurar uma faculdade que aceite a nota do Enem 2019 no processo seletivo, apresentar o Boletim de Resultado do Enem e alguns outros documentos básicos, fazer a matrícula e começar seu curso em 2020!

Onde estudar com a nota do Enem

Segue uma lista de faculdades que oferecem cursos de diferentes áreas, reconhecidos e bem avaliados pelo MEC. Em todas elas, você poderá ingressar de forma direta com a nota do Enem, tendo direito a bolsas de estudos e descontos especiais:

Veja também:

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Saiba quantos pontos você precisa tirar no ENEM pra fazer Medicina

Depois de saber quando sai o resultado do Enem 2019 e como aproveitar sua nota, conte para a gente nos comentários: você pretende usar sua nota do Enem para ingressar em qual curso?


comentarios Comentários