dcsimg

Veja que nota você precisa tirar no Enem pra conseguir bolsa


Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular!

Muitas pessoas prestam o Enem sonhando ingressar em uma universidade pública. Mas com processos seletivos muito concorridos, nem todos conseguem uma vaga. Se este for seu caso, não se desespere, há outras alternativas para fazer o curso dos sonhos.

Conheça neste artigo algumas opções de bolsas de estudo. Uma ajuda financeira que te ajudará a realizar o tão desejado curso superior gastando pouco, ou mesmo nada!

Isso mesmo: com a nota do Enem, é possível obter bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, inclusive nos cursos mais caros e disputados! Além disso, o benefício também vale para quem deseja estudar a distância, com toda a economia e flexibilidade que essa modalidade permite.

No entanto, o processo é bastante concorrido e exige que o candidato estude bastante para alcançar as maiores pontuações. Veja agora que nota é preciso tirar no Enem para conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular!

Como conseguir bolsa de estudo com a nota do Enem

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o principal programa de concessão de bolsas de estudos do Brasil. Promovido pelo governo federal, o ProUni tem o objetivo de conceder bolsas parciais (50%) e integrais em faculdades privadas de primeira linha.

Para participar do ProUni, é necessário atender a determinados critérios de renda e escolaridade exigidos pelo MEC.

Pontos necessários para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni

Para concorrer a uma bolsa pelo ProUni, o candidato deve alcançar a nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem. 

No entanto, nem sempre essa pontuação garante a vaga: é nota de cada participante que irá definir quem entra. Ou seja, quem alcança maiores pontuações têm mais chance de entrar do que aqueles que tiram a nota mínima.

Cursos muito disputados, como Medicina, Direito e Engenharias, por exemplo, podem ter nota de corte de mais de 800 pontos, dependendo da faculdade. 

Outras formas de conseguir bolsas de estudos com a nota do Enem

Além do ProUni, há outras maneiras de conseguir uma bolsa de estudos nas universidades privadas do país.

Um exemplo é a Bolsa Enem oferecida pela Cruzeiro do Sul Educacional. Com a Bolsa Enem, o desconto é proporcional ao desempenho do aluno. E o melhor: a bolsa é válida durante todo o curso.

A pontuação mínima para garantir a Bolsa Enem é de apenas 300 pontos. Quem apresenta um alto de desempenho, de mais de 700 pontos, garante bolsa de 50% na mensalidade. Notas acima de 800 pontos dão direito a bolsa integral na faculdade.

Como estudar em faculdade particular pagando menos

Além das bolsas de estudo, as instituições de ensino particulares também oferecem diversos incentivos a seus estudantes como descontos para pagamento da mensalidade em dia, convênios para funcionários de empresas parceiras e financiamentos próprios sem burocracia.

Vale a pena entrar em contato com a faculdade onde você deseja estudar e se informar sobre as possibilidades.

Onde usar a nota do Enem para conseguir bolsa

Inúmeras instituições privadas participam do ProUni. Além disso, muitas faculdades particulares também concedem bolsas próprias para alunos que fizeram o Enem.

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode conseguir uma bolsa de estudo com a nota do Enem. Conheça:

Veja também:

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Quantos pontos são necessários para passar no Enem?

Vai tentar uma bolsa de estudo usando a nota do Enem? Conta para a gente nos comentários o curso que você pretende fazer!


comentarios Comentários