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Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues

by Lucas Gomes

1.

(PUC-SP) De Vestido de Noiva,
peça de teatro de Nelson Rodrigues, considerando o tema desenvolvido,
NÃO se pode dizer que aborda:

(A) o passado e o destino de Alaíde por meio de suas
lembranças desregradas.
(B) o delírio de Alaíde caracterizado pela desordem da memória
e confusão entre a realidade e o sonho.
(C) o mistério da imaginação e da crise subconsciente identificada
na superposição das figuras de Alaíde e de Madame (Clessi.
(D) o embate entre Alaíde, com suas obsessões e Lúcia,
a mulher-de-véu, antagonista e um dos móveis da ação.
(E) a vida passada de Alaíde revelada no casual achado de um
velho diário e de um maço de fotografias.

2. (PUC-SP) Lúcia (estendendo o braço)
— O bouquet.
(Crescendo da música funeral e festiva. Quando Lúcia pede o bouquet,
Alaíde, como um fantasma, avança em direção da irmã,
por uma das escadas laterais, numa atitude de quem vai entregar o bouquet. Clessi
sobe a outra escada. Uma luz vertical acompanha Alaíde e Clessi. Todos
imóveis em pleno gesto. Apaga-se, então, toda a cena, só
ficando iluminado, sob uma luz lunar, o túmulo de Alaíde. Crescendo
da Marcha Fúnebre. Trevas)

Essa marcação da cena final da peça destaca
o caráter extremamente sugestivo de Vestido de Noiva, qual seja,
o da relação entre o:

(A) amor e a morte.
(B) crime e o castigo.
(C) trágico e o cômico.
(D) sexo e o desejo.
(E) ciúme e a vingança.

3. (PUC-SP) A respeito da obra Vestido
de Noiva
, de Nelson Rodrigues, é INCORRETO afirmar que:

(A) apresenta um enredo que se apóia na ação
de uma moça que roubou o namorado da irmã.
(B) tem como verdadeiro núcleo e ponto de apoio de construção
do texto o interesse de Alaíde por Madame Clessi, despertado pelos pormenores
do diário e pelas fotografias encontradas no sótão.
(C) se constrói a partir de três planos diferentes, dos quais o
da alucinação se caracteriza como espaço de encontro de
(laíde e Madame Clessi.
(D) se desenvolve na faixa de tempo explicitada no plano da realidade, que vai
do momento do acidente à morte de Alaíde.
(E) está centrada na figura da mulher-de-véu, antagonista
e móvel da ação e que provoca o desfecho trágico
do assassinato de Pedro.

4. (PUC – CAMP) Quando se pensa numa peça como Vestido de noiva,
de Nelson Rodrigues, a expressão separar o “joio do trigo” revela-se

(A) adequada, ao se pensar na clara distinção que o autor
estabelece entre os vícios e as virtudes.
(B) adequada, ao se pensar no esforço que faz o autor para
privilegiar o que é real e desprezar o que é imaginário.
(C) adequada, ao se pensar que esse dramaturgo põe em
cenas tipos bem definidos de heróis e de vilões.
(D) inadequada, ao se pensar que esse dramaturgo só se
interessa pelos bons sentimentos de suas personagens.
(E) inadequada, ao se pensar na ambigüidade dos valores
que se representam no plano real ou imaginário.

5. (UFAC) Em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, observa-se a instauração de 3 planos
distintos de ações. Considerando essa afirmativa, marque a alternativa que se relaciona corretamente com
a obra.

a) Não há nenhuma relação evidente entre esses planos.

b) No plano da realidade, os conflitos familiares da protagonista são expostos.
c) No plano do delírio, a protagonista revela toda sua verdadeira natureza.
d) No plano da realidade, a protagonista encontra as repostas que busca.
e) Na plano da memória, a protagonista resgata aspectos de sua vida.

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