A palavra Literatura vem do latim litterae que significa letras, e possivelmente uma tradução do grego grammatikee.
A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. (COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)
LITERATURA BRASILEIRA – Quadro Cronológico
ESTILO LITERÁRIO / DESTAQUES | CARACTERÍSTICAS GERAIS |
ERA COLONIAL |
QUINHENTISMO
Início: A Carta de Caminha Contexto histórico:
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Literatura documental, histórica, de caráter informativo. A Carta de Caminha é o primeiro documento literário brasileiro. Carta descritiva com espírito ufanista e nativista. Foi parodiada de forma satírica por Oswald de Andrade, poeta modernista. O Quinhentismo serviu de inspiração literária para alguns poetas e escritores do Romantismo e do Modernismo. No Romantismo: Gonçalves Dias, José de Alencar. No Modernismo: Oswald de Andrade. Destacaram-se: |
BARROCO
Início: Prosopopeia – poema épico de Bento Teixeira Contexto histórico: |
Frequência das antíteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida. Características: rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações. Cultismo ou Gongorismo: abuso de metáforas, hipérboles e antíteses. Obsessão pela linguagem culta, jogo de palavras. Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essência íntima. Destacaram-se: |
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ARCADISMO
Início: Publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, obra inicial do Arcadismo brasileiro. Contexto histórico: |
Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza (locus amoenus). Fugere urbem (“evitar a cidade”, “fugir da civilização”). busca do equilíbrio e da naturalidade, no contato com a natureza. Carpe diem (“aproveite o dia”). Consciência da fugacidade do tempo. Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem. Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo. Pseudônimos. Fingimento / Artificialismo Destacaram-se: |
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ERA NACIONAL |
ROMANTISMO
Início: publicação de Suspiros Poéticos, de Gonçalves de Magalhães Contexto histórico: |
Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.
1ª geração romântica: 1840/50 – indianista ou nacionalista. A temática era o índio, a pátria. 2ª geração romântica: 1850/60 – byroniana, mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte. 3ª geração romântica: 1860/70 – condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república. Modalidades do Romantismo: Romance de folhetim – Teixeira e Sousa, O filho do pescador. Obs.: O Romantismo está para o Modernismo. |
REALISMO / NATURALISMO
REALISMO Início: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881. NATURALISMO Início: O Mulato, de Aluísio Azevedo Contexto histórico: |
REALISMO Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero. Análise psicológica dos personagens. Objetividade, temas contemporâneos. Destacou-se: Machado de Assis – trilogia: Memórias Póstumas de Brás Cubas (narrado em 1ª pessoa); Quincas Borba (“ao vencedor as batatas”); Dom Casmurro (narrado em 1ª pessoa – enigma de traição) NATURALISMO Destacaram-se: |
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PARNASIANISMO
Início: Fanfarras, de Teófilo Dias Contexto histórico: |
Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo – Naturalismo. A maior preocupação dos poetas parnasianos é com o fazer poético. Arte pela arte. Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade. Os poetas parnasianos são considerados “os mestres do passado”. Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista. Destacou-se: |
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SIMBOLISMO
Início: Missal e Broquéis, de Cruz e Souza Contexto histórico: |
Origem: a poesia de Baudelaire. Características: desmistificação da poesia, sinestesia, musicalidade, preferência pela cor branca, sensualismo, dor e revolta. Destacou-se: |
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PRÉ-MODERNISMO
Início: Os Sertões, Euclides da Cunha; Canaã, Graça Aranha Contexto histórico: |
Convivem juntas duas tendências:
1. Conservadora: sobrevivência da mentalidade positivista, agnóstica e liberal. Destacou-se: 2. Renovadora: incorporação de aspectos da realidade brasileira. Destacaram-se: Poeta representante: Augusto dos Anjos – Obra: Eu e outras poesias. |
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MODERNISMO PRIMEIRA FASE Início: Semana de Arte Moderna Contexto histórico:
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Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial. Destacaram-se: |
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MODERNISMO SEGUNDA FASE Contexto histórico: |
Destaca-se a prosa regionalista nordestina (prosa neo-realista e neo-naturalista).
Representantes: Poesia 30/45 – ruma para o universal. Fase de Drummond: Poetas espiritualistas: |
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MODERNISMO TERCEIRA FASE Contexto histórico: |
Continua predominando a prosa.
Representantes: Poesia concreta: |